Pular para o conteúdo principal

TerráHQueos da Semana após Início do Curso de Tiras em Quadrinhos

Saudações aos terráHQueos do Jornal Extra! Uma semana que representou o início de uma jornada de pesquisa e produção de Quadrinhos na Ilha: As aulas dos 2  Cursos de Quadrinhos na Cidade começaram! O Curso de História e Linguagem dos Quadrinhos, que fixou seus encontros aos sábados pela manhã das 9 às 12 h e o Curso de Tiras em Quadrinhos,  reunindo os seus participantes toda 2ª e 4ª feira em 2 horários, tarde(das 16hàs18h) e noite (18h30 às 20h30), ambos os cursos  estão acontecendo no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, e continuarão a receber inscrições nessa primeira fase, até que se preencham as vagas.

Na segunda feira, dia 6/03,  um grande mestre dos quadrinhos no mundo completaria 100 anos se estivesse vivo: Will Eisner que além de um grande artista e editor nos favoreceu com grandes obras para o ensino de quadrinhos: Narrativas Gráficas e Quadrinhos & Arte Sequencial, dois livros que também serão aproveitados em nossa pesquisa e produção. Em ocasião dessa data, o site Universo HQ preparou um podcast fantástico sobre a vida e a obra desse grande mestre com a participação de um outro apaixonado pelo ensino de quadrinhos, Daniel Brandão que mora em Fortaleza-Ceará, acrescentou muito a esse conteúdo comentando sobre a sua identificação com o trabalho de Weisner por que também se tornou simultaneamente artista e professor de quadrinhos assim como o centenário mestre responsável pelos termos Arte Sequencial e Grafic Novel. Essa semana, o podcast recomendado em nosso Curso, foi sobre Tiras. Mas naturalmente esse último podcast, já se encaixou em nossa pesquisa pela razão de que no módulo aplicado em 2014 no nosso curso se chamou Curso de Tiras em Quadrinhos & Arte Sequencial,  justamente por que a nossa proposta é conduzir o aluno a um posterior aprofundamento teórico e prático. E logicamente ,que Will Eisner, é uma das melhores recomendações para iniciar a gente nessa experiência. 
Na próxima semana, já publicaremos Tiras produzidas pelos alunos do nosso Curso e dando segmento ao nosso cronograma, conheceremos a importância das Tiras em Quadrinhos no mundo da Comunicação e seu aproveitamento atual em livros didáticos. Apesar de uma diminuição de sua evidência nos jornais brasileiros, a cultura da Tira nos Estados Unidos e em outros países continua com força total, além de que o seu uso continua perfeitamente viável na web, a tira, já há algum tempo vem sendo usada até mesmo em questões de provas de concursos.
Nas bancas e Livrarias, seu espaço ainda é garantido, até mesmo em grandes centros comerciais como Lojas e Supermercados que trabalham com a distribuição de publicações de uma editora chamada L&PM POCKET que é uma das principais responsáveis por popularizar as Tiras em Quadrinhos em livros de Bolso no Brasil.
E não poderia ser diferente, uma vez que o ponto de partida desta grande editora, que atualmente publica de tudo, até grandes clássicos da literatura e grandes pensadores científicos, foi com um livrinho de tiras do personagem chamado Rango, do autor Edgard Vasques. Em 1974, o prefácio desse livro, escrito por Érico Verissimo, já afirmava que uma tira em quadrinho de Edgard, equivale a um editorial de Jornal, pelo grande peso de crítica social que o personagem carrega em sua expressão.
TEX para COLECIONADORES e CURIOSOS em se aventurar no melhor BANG! BANG! dos quadrinhos!
Um fenômeno de interesse de culto aos quadrinhos clássicos ganhou uma força diferenciada com a publicação de um podcast do Univeso HQ  sobre a Editora Italiana Bonelli que tem como o carro chefe de suas publicações os quadrinhos de faroeste. Eu mesmo sou um exemplo disso,  nunca tinha me interessado pelos quadrinhos da Bonelli, justamente por ter aquela visão fechada nos mais populares entre os jovens, a exemplo dos super-heróis, Disney ou Maurício de Sousa. E até mesmo na adolescência, quando comecei a expandir os horizontes de leitura de HQ´s alternativas nacionais ou estrangeiras, continuei a me manter distante dessa produção de faroeste italiano. Até o momento que resolvi avaliar um exemplar e me dei de uma grande riqueza de conteúdo de aventura que sempre estiveram bem ali ao nosso alcance, pelo trabalho desses apaixonados por produzirem quadrinhos com uma fórmula eficaz, de uma editora que há 3 gerações é tocada pela mesma família.
E uma ótima oportunidade para colecionadores e para os interessados em conhecer os quadrinhos de Faroeste do personagem TEX, estão à venda na banca da Praia Grande. São vários exemplares de Coleções antigas como Tex Edição Histórica (publicada pela editora Globo), Tex Ouro e Almanaque Tex (editora Mithos) quem quiser conhecer as obras, que estão à venda também de forma avulsa, faça uma visita na Banca que fica em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande no Reviver- Centro de São Luís e procure o Dácio / fone:( 98 9 88242721 ) e seja rápido no gatilho, porque certamente estarão cavalgando muitos andarilhos do velho oeste em busca dessas aventuras!  

Comentários

CLICA EM CIMA DE CADA REVISTA DIGITAL