Pular para o conteúdo principal

10 QUESTÕES p/ Simon Amadeus Pillario-Criador do Word for Word Bible Comic




Simon Amadeus Pillario! O nome desse jovem artista de quadrinhos bíblicos vai ecoar na minha mente por  um bom tempo ao longo de toda a eternidade que nos aguarda!...Tanto pela história fantástica que ele nos conta de como ele adotou o seu nome artístico, tanto pelo fato inusitado de ter concedido essa entrevista e correspondido ao nosso interesse de fã e pesquisador de boas referências. 

E justamente na hora em que eu mais precisava me conectar a outros artistas que compartilhassem da mesma fé em Cristo e que também estivessem dispostos a tratar desse relacionamento eterno em suas produções de Quadrinhos.

Mas se quadrinhos sobre histórias da Bíblia não é novidade, o que há de diferente no trabalho de Simon?

...Bem, pra começo de conversa quando a gente tem um pouco da leitura da Bíblia e vemos  qualquer  adaptação das Histórias Bíblicas em Quadrinhos, filmes, novelas, séries, Desenhos Animados, logo percebemos que geralmente esse tipo de produção nunca é fiel ao texto das Escrituras Sagradas por que sempre há uma preocupação natural dos produtores  com a recepção do público infantil, ou de qualquer outro público a quem se destina esse material, ou a chamada liberdade poética, além de outras razões técnicas que não cabem aqui.

E Graças ao bom Deus que essa não é a mesma diretriz da proposta do trabalho de Simon  que se chama  Word for Word Bible Comic onde ele desenvolve quadrinhos em uma sequência  fiel ao texto das Escrituras em uma particular narrativa gráfica  riquíssima em pesquisa Arqueológica.

Confira essa Entrevista concedida exclusivamente ao meu humilde Blog:


1) No site da CCAS- (Cristian Comics Art Socyet), você registrou no seu perfil uma história fantástica que até merece uma história em quadrinhos sobre a escolha do seu nome artístico.
Conte-nos mais sobre isso: 

Simon: Eu mencionei que estava usando um pseudônimo antes, essa era uma evolução que eu não planejava. Eu tive um sonho vívido que me lembro até agora, no sonho eu estava entrando em um prédio, na porta conheci um profeta (você sabe, como em um sonho você apenas sabe, mas ele era velho e tinha uma barba longa, um Tipo de personagem tipo Gandalf). Ele me deu uma cópia final do meu livro e disse: "Aqui está, Simon Amadeus Pillario", eu disse "Oh ... obrigado, mas esse não é o meu nome". 
Gandalf - Personagem
 do filme
"O Senhor dos Anéis"
Ele disse: "Em relação a isso, é". Acordei e achei que era significativo, mas durante o dia seguinte esqueci. Então, cerca de dois dias depois, o nome voltou para mim (e isso nunca acontece, certo? Quem se lembra dos sonhos de dias anteriores?). Então, eu escrevi o nome e procurei o que o nome significa. Descobri que Simon significa "Deus ouviu" (hebraico) Amadeus significa "Amor a Deus" (latim) e Pillario significa "guardião" (nome derivado do grego antigo de pulerò). Quando percebi as palavras apontadas para Deus e onde as três línguas mais associadas à Bíblia, e línguas escritas na cruz por Pilatos, fiquei surpreso e sabia que era do Senhor. Embora o pseudônimo às vezes possa ser irritante, principalmente quando encontrar pessoas cara a cara, mas ele tem sido útil e, creio, aponta para como esse é o projeto de Deus, não o meu próprio.


2) Como você entende que cada um de nós tem e/ou terá um "livro final".
A questão do nome também é considerada na Bíblia, em Apocalipse,
onde no julgamento final receberemos um novo nome.


Caricatura de Simon 
por ele mesmo
Simon: Deus costuma usar nomes como coisas importantes e muda frequentemente os nomes das pessoas, como Abraão, Sara, Israel, Josué, Pedro e muitos outros. Não é todo mundo, é claro, mas todos nós temos um propósito em nossa salvação, um chamado. Se alguém não sabe o que é , pode ser algo pequeno, que é o primeiro passo. 

3) Você pode especificar quando e como surgiu a idéia de tornar os quadrinhos fiéis ao texto bíblico? E de como você chegou à conclusão do Nome: Word for Word que caracteriza o seu universo de quadrinhos.

Simon: A idéia do projeto surgiu quando adulto, li a Bíblia essencialmente pela primeira vez depois de me tornar cristão. Ao ler livros como Samuel e Reis, fiquei surpreso com os temas complexos e as emocionantes histórias inesperadas. A política e traição, bem como a intervenção e sabedoria de Deus em tudo isso.
Percebi que, se não houvesse filme ou programa de TV da Bíblia, não havia como as pessoas de fora da igreja ouvirem essas histórias, 
a menos que pegassem uma Bíblia real e a lessem por si mesmas. 
Pensei que "alguém deveria fazer uma história em quadrinhos com todas as palavras incluídas". 
Foi pouco tempo depois que senti Deus dizendo "Sim, você!".

Já a idéia para o nome vem de duas coisas, eu queria destacar que o principal era que ela era palavra por palavra, mas, em segundo lugar, significa que os quadrinhos como A Palavra (Escritura) para A PALAVRA (Logos / Jesus). Portanto, o nome está dizendo sutilmente que é para A PALAVRA. (João 1)


4) Ao considerar os principais pontos da natureza do seu trabalho, 
naturalmente você acabou delimitando uma idade ideal para a formação do seu público leitor, o que estabeleceu a sua própria linha editorial onde se fez necessário a dedicação do artista exclusivamente ao seu trabalho e público. isso só seria possível com a Internet ? Fale sobre sua experiência com as plataformas eletrônicas de campanhas de financiamento coletivo.

Simon: Como você diz, nesta era da Internet, somos capazes de nos conectar com um público global. Como resultado, coisas como o crowdfunding tornaram-se possíveis, o que nunca seria possível antes.
Tivemos um grande sucesso usando a plataforma Kickstarter e enviamos para todo o mundo, para que qualquer fã no Brasil possa apoiá-lo e publicá-lo diretamente em seu portal, ou com uma recompensa digital, obviamente eles podem ser entregues 
gratuitamente e instantaneamente.

Foi incrível poder financiar o projeto dessa maneira, em vez de confiar nos editores tradicionais.

Agora, estamos executando um Kickstarter para publicar o novo livro, o Evangelho de Mateus. 
É o nosso maior livro de 244 páginas e usa a conhecida tradução da Bíblia da NVI.


Também usamos o Patreon para apoiar o trabalho.
Os clientes dão um pouco a cada mês e obtêm acesso exclusivo e antecipado às páginas à medida que são criadas, 
além de vídeos especiais sobre a pesquisa bíblica e histórica envolvida.

OBS: (Você confere os Links de acesso  para conhecer as plataformas de apoio no final desse texto)


5) Você já tem a publicação do seu material em outros idiomas por outros editores fora do seu país? E já houve um convite de uma editora do Brasil ou de Portugal interessada em publicar seu trabalho? Conte-nos como esse processo de seu reconhecimento como artista dentro e fora de Bristol.

Simon: Atualmente, o trabalho é apenas em inglês, 
mas esperamos criar uma versão em espanhol nos próximos dois anos.
Estamos muito interessados ​​em encontrar editores em todos os idiomas 
que gostariam de participar do projeto, especialmente em português.


6) No começo você fez tudo sozinho mas agora pode contar com uma equipe?

Simon: No começo, eu fiz tudo sozinho, mas depois do primeiro Kickstarter,
trouxe uma equipe de dois coloristas. Leslie Wilmer-Simonin,
com sede no México, e Ryan Esch, americano que atualmente mora no Japão. 
Ambos são uma grande bênção, pois fazem mais do que apenas cores para ajudar o projeto. 
Além disso, minha esposa ajuda com a administração, finanças e postagem, não chegaríamos a lugar algum sem ela!


7) Conte-nos sobre sua rotina produtiva: horário de trabalho diário e semanal 
e também intervalos semanais quando e como eles acontecem,
sua gestão do tempo também com a família e devocional pessoal.


Simon fazendo os desenhos à lápis e a Arte final à pincel e nankim
da forma tradicional só a edição de cores e acabamento é de forma digital. 
Simon: Eu trabalho cerca de 40 horas por semana no projeto,
é a minha única renda.
Eu faço todo o desenho, letras, tinta e direção de arte dos quadrinhos. 
Mas também tenho que comercializá-lo nas mídias sociais e nas revistas, etc. 
É muito trabalho. Eu tento manter minha noite e fins de semana livres para passar 
um tempo com a família, pois é muito fácil trabalhar sem parar, sem interrupções em um projeto como este. Tento orar todos os dias por 15 a 20 minutos no início do dia útil e uma pequena oração na hora do almoço. Com crianças pequenas orando em casa durante o fim de semana, isso simplesmente não acontece, mas é claro que há Igreja no domingo!


8) Você compartilhou uma experiência pessoal lendo o Hellboy (personagem de Quadrinhos  de Mike Mignola) onde você achava que poderia ser um conteúdo (espiritualmente nocivo)  pela aparência e pelo nome do personagem ... Fale também sobre outros quadrinhos que você leu ou gostou de ler e de como você desenvolve um equilíbrio pessoal entre o consumo da cultura pop e o cristianismo atualmente?

Simon: Eu gosto de me envolver com a cultura pop e programas de TV e filmes populares para ter certeza de que não estou fora de contexto.
 Gosto de coisas da Marvel e de Guerra nas Estrelas e costumo compartilhar minhas resenhas de filmes, programas de TV e filmes que li no meu perfil do Instagram e do Facebook.

Quando se trata de Hellboy, a maioria dos cristãos não passa do nome e corre para as colinas.
 Eu era um pouco inicialmente, mas tentei. Na verdade, embora o personagem principal seja meio demônio, a história gira em torno dele, tentando viver uma vida boa e superar o mal em que ele nasceu e seu destino sombrio.
De certa forma, você pode dizer que é como nós, nascido para pecar e tentando vencer nossa carne.
Existem muitos temas bíblicos e temas judaico-cristãos nos livros, para que as pessoas não sejam muito precipitadas em julgar.


9) Deixe-nos uma mensagem motivacional para
realizar os propósitos e sonhos que Deus colocou em nossos corações.
Independentemente de quão diferentes eles sejam.   


Simon: "Por essa mesma razão, faça todos os esforços para suplementar sua fé com virtude,
 e virtude com conhecimento, 6 e conhecimento com autocontrole, e autocontrole com firmeza e firmeza com piedade, 
 e piedade com afeição fraternal. e carinho fraternal com amor. 8 Se essas qualidades  são suas e estão aumentando,
 elas impedem que você seja ineficaz ou infrutífero no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pois quem não tem essas qualidades é tão míope que fica cego, esquecendo que foi purificado de seus pecados anteriores. 
Portanto, irmãos, sejam mais diligentes para confirmar seu chamado e eleição, pois se você praticar essas qualidades, nunca cairá. 
Pois assim será ricamente providenciada para você uma entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."

- O Apóstolo Pedro em 2 Pedro 1: 5-11


10) Você se dedica integralmente a este trabalho e não é de outra forma que ele pode ser 
realizado, por isso a participação do público em campanhas de crowdfunding é muito importante.
Fale sobre como as pessoas podem ter acesso e ajudar a acompanhar o Word4Word Bible Comics.

Simon: Além de apoiar  o Kickstarter (de 6 de março a 12 de abril) ou se tornar um patrocinador, as pessoas podem apoiar a campanha de maneiras práticas, 
compartilhando o Kickstarter com um amigo e nas mídias sociais. 
Gostando e comentando posts, mas principalmente orando pelo sucesso do financiamento e que o Espírito continue guiando o trabalho e fazendo com que ele mude mais vidas e traga mais pessoas ao Reino de Deus.











Para apoiar a mais nova campanha na plataforma de financiamento do Kickstarter:

https://www.kickstarter.com/projects/word4wordbiblecomic/the-gospel-of-matthew-word-for-word-bible-comic-niv

Você também pode patrocinar o trabalho de adaptação fiel de textos Bíblicos em Quadrinhos de  Simon Amadeus Pillario no link abaixo :



Nota do Editor 1:
Estarei aprimorando essa mesma  postagem de divulgação do Trabalho do Word for Word Bible Comic ao longo da mais nova Campanha de Simon com outras curiosidades sobre o seu trabalho também. 

Nota do Editor 2:
No link abaixo, há algumas páginas de amostra grátis que estão disponíveis no site que 
Estão em inglês, mas os números dos versos Bíblicos estão no canto da página. 
A Dica de Simon é que se os leitores pegarem uma Bíblia em seu próprio idioma, poderão seguir compreendendo a história, pois ela deve corresponder exatamente às imagens da História em Quadrinhos. 

https://www.dropbox.com/s/escat34nt6jl510/Matthew%20Word%20for%20Word%20Bible%20Comic%20Sample%20PDF.pdf?dl=0









Comentários

CLICA EM CIMA DE CADA REVISTA DIGITAL