Pular para o conteúdo principal

OPINIÃO PÚBLICA RETIRA CHARGE CONSIDERADA RACISTA NO WASHINGTON POST!

 

E essa foi a Charge considerada Racista por um grupo de funcionários, leitores e não-leitores do famoso Jornal Washington Post. E a pressão dos comentários sobre o editor  daquela seção do Jornal o obrigou a retirar a Charge do meio eletrônico e a escrever uma nota com suas justificativas, que eu particularmente não engoli. 

No texto, o editor da seção de opnião David Shipley conclui que: 
"...a reação à imagem convenceu-me de que tinha perdido algo profundo e que causou divisão, e lamento isso. Nossa seção tem como objetivo encontrar pontos em comum, compreendendo os laços que nos mantêm unidos, mesmo nos momentos mais sombrios.

Com esse espírito, retiramos o desenho. Também estamos publicando uma seleção de respostas à caricatura. E continuaremos a fazer com que a seção abrigue uma série de pontos de vista e perspectivas, incluindo aquelas que desafiam os leitores. Este é o espírito do jornalismo de opinião: avançar imperfeitamente em direção a uma troca construtiva de ideias a toda a velocidade possível, ouvindo e aprendendo ao longo do caminho. "

Mas o que nos deixa a todos confusos é,,,afinal de contas aquele espaço no Jornal é ou não para manifestar opiniões? 
E por que a mesma ideia que foi explorada por outros artistas de formas diferentes não foram classificadas assim e não geraram a mesma polêmica?
A meu ver a resposta para isso está no processo comunicativo do veículo de Comunicação com seu Público que transcendeu a opinião individual do artista.
Notei no contexto que o centro da polêmica também se originou no aspecto das caricaturas serem distorcidas para o lado negativo. Ou seja pela forma bizarra como o artista Ramirez representa o povo árabe.
 E ele faz isso de propósito.  
Essa é a opinião dele.
E esse é o Lider Palestino que representa o Hamas que ele desenhou:
GHAZI HAMAD Porta-voz do Hamas

Ainda a respeito do povo Palestino vejam como ele retratou a Deputada norte-americana Rashid Tlaib de origem Palestina. 
Primeiro uma Foto da Deputada:
Deputada Rashid Tlaib

Agora o Desenho:

Por tanto, houveram outros artistas que representaram o mesmo raciocínio do Artista Ramirez, até mesmo antes que ele, de  outras formas, onde não houve o uso direto da caricatura de pessoas públicas.
Cartoon de Kal para o The Economist Outubro/2023


Foi através da Newslwtter de um cartunista americano chamado Gary Warvel, que é cristão e Republicano e defensor da bandeira da Direita que tomei conhecimento desse fato. Na ocasião ele deixou claro que o Ramirez é um amigo pessoal dele e que também pensa de acordo com suas "opniões". Que não vê racismo na distorção das caricaturas, e que ele mesmo fez abordagem semelhante, mas sem uso direto de uma pessoa pública. 

Em suma, o assunto só reverberou  por que foi no Washington Post, se fosse no 
Jornal Pequeno ou no Jornal O Imparcial daqui de São Luís, o assunto teria passado desapercebido como qualquer outro desenho, que nesses veículos daqui, nem como ilustração mesmo, estão a serviço. 





 

 




Comentários

CLICA EM CIMA DE CADA REVISTA DIGITAL