Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA: 9 questões para DIGO FREITAS

ENTREVISTA: 9 questões para DIGO FREITAS
Por Adriano Leonardo

O ilustrador Digo Freitas nasceu em Campinas/SP, e em 2010 iniciou um projeto de tiras em quadrinhos na web chamado Esboçais, daí para frente ele tem mergulhando cada vez mais no mundo dos quadrinhos. Em 2013 publicou seu primeiro livro, uma coletânea das tiras do seu personagem Pedreiro, sucesso de vendas no FIQ daquele ano e agora o seu trabalho mais recente chama-se “Tinta Fresca” em parceria com Vinicius Gressana, outro artista de webcomics. Juntos, eles tem compartilhado todo o processo de produção dessa HQ nas redes sociais e para a concretização dessa obra, Digo Freitas tem conquistado fãs e parceiros que podem somar com o projeto no Catarse – Site de financiamento Coletivo que já materializou mais de 20 projetos de Quadrinhos.
Como o tema Grafiti e Quadrinhos são dois temas que despertam o nosso interesse, nada mais oportuno do que inaugurar este Blog, entrevistando um artista que também está se aventurando a cruzar essas duas magníficas artes e que, certamente, tem muito a nos acrescentar. Veja como Digo Freitas respondeu as 9 questões sobre a HQ Tinta Fresca:

01.Vocês são grafiteiros de verdade ou são apenas ilustradores, porque a representação gráfica do personagem com o manuseio das tintas e utensílios estão bem representadas nos layouts de páginas que foram divulgadas. Você e o Vinícius desenvolvem um contato real com as tintas, sprays e paredes nas ruas, ou trabalham somente com referências e pesquisas?

Posso falar por mim, do Vinícius não sei. Nunca pixei nem grafitei, na verdade pouco tive contato com sprays, apenas alguns amigos meus. Como ilustrador trabalho principalmente com arte digital mesmo, porém como recreação uso aquarela e um pouco de acrílica. Através de vivências pessoais, documentários, vídeos e pesquisa eu formulei esse personagem para tentar trazer alguns holofotes para essa arte através dos meus quadrinhos.

02. Você se lembra exatamente em que circunstâncias você estava vivendo quando chegou a conclusão de que deveria fazer uma obra artística que fizesse o cruzamento dos quadrinhos com o Grafitti?
 Foi uma evolução de uma ideia antiga. Por ele desenhar e as coisas ganharem vida, acabou me ocorrendo de que ele poderia utilizar uma lata de spray e uma coisa levou à outra.

03. O Desenho animado Cidade do Futuro, O personagem de Laerte O Grafiteiro, o game Subway Surfer ou a recente obra de Quadrinhos de Mcloud, O Escultor (onde um artista tem  poderes relacionados a sua arte) de alguma maneira tem relação direta com a concepção de Tinta Fresca?
De todos os citados eu só conheço mesmo O Escultor, que fiquei sabendo da existência só depois de já ter pensado na ideia da HQ e a li depois do meu roteiro estar bem encaminhado. O meu protagonista e o dele tem poderes que se assemelham de certa forma, mas enquanto o dele modela as coisas físicas, o do meu se relaciona mais com as simbólicas. Além disso, na minha, o protagonista também tem um forte drama pessoal. Tirando essas coincidências, não tem nada que eu veja de "igual". É uma obra maravilhosa, sou muito fã do McCloud e tive o prazer de conversar com ele pegar um autógrafo na Comic Con Experience 2015.

04. Que obras de arte que você lembra que consumiu durante a vida (tipo filmes, músicas, hqs, livros etc.) em que você poderia afirmar que tem algum peso de motivação para elaboração da HQ Tinta Fresca ?
 Eu sou um grande fã de Akira Toriyama, por toda minha vida sempre me inspirei no seu trabalho, apesar de não transparecer tanto na minha arte atual. A maior influência agora com certeza é Scott Pilgrim, uma HQ que marcou tanto pela arte quanto pela história divertida, que uso de referência o tempo todo. "Fullmetal Alchemist" animê me marcou bastante, tendo trazido algumas ótima ideias para trama e característica dos meus personagens. "Eu Mato Gigantes" uma HQ que mexeu comigo e tem sua parte. Além dessas, li recentemente a "Miss Marvel" de 2014 com a Kamala Khan, que tem uma origem de personagem muito legal que remete totalmente ao Homem-Aranha, e me fez pensar em algumas coisas para a minha HQ. Acho que tem um pouco do filme do Kickass. Hellboy, Quadrinhos A2, Magi, Berserk, Monster, Bakuman... Como eu consumo muito quadrinho independente e mangá, não sei se posso dizer que é uma forte influência, mas de certa forma o que eu gosto de ler altera o que eu gosto de fazer.
05. Em geral toda adolescência é conturbada, no caso de artistas, isso é extremo. Seria muito louco afirmar que realizar HQ Tinta Fresca é uma maneira de resolver algumas questões que marcaram a sua própria adolescência e a do Vinicius Gressana?
Vinicius Gressana
Parceria com Digo Freitas
na produção
da HQ Tinta Fresca
Todo artista exorciza seus demônios pela arte, isso é muito comum. Stephen King fez um monte de livros em que o protagonista é um escritor, por exemplo. Eu coloquei muitas questões pessoais no roteiro dessa HQ e o Vinícius está trabalhando em cima do roteiro para colocar na arte as experiências dele também, mas pessoalmente prefiro deixar que as pessoas interpretem como quiserem a história do que eu explicar qual é o nível da relação entre o Ícaro e eu.
06. Falando no Vinicius, a Parceria é fundamental em um trabalho como esse. Em que fase da produção ele mais contribui em seu ponto de vista? Em termos práticos, destaque os pontos relevantes que justificam que uma obra como essa não poderia ser realizada sozinho?
Vinícius é um artista incrível e nós nos conhecemos admirando um ao trabalho do outro, inclusive na época que o Tinta Fresca era apenas uma webcomic sem muito rumo. Temos vários gostos em comum e estamos sempre na mesma sintonia nas conversas sobre o projeto. Eu tinha bastante insegurança em fazer 90 páginas coloridas sozinho e quando ele se prontificou a colaborar foi uma ótima notícia. Agora não consigo ver esse trabalho sem tudo o que ele fez para colaborar. É um projeto pessoal meu, mas tem muito de nós dois ali.
07. O Tema do Graffiti, por si só carrega alguns paradoxos e polêmicas que variam entre liberdade de expressão pessoal, o limite de respeito à propriedade privada e o conceito de arte no espaço público e cultural. Você acha que o fato da HQ ter o roteiro apoiado na ficção cômico – fantástica é uma forma de tratar do tema sem compromissos ideológicos e desenvolver a história do personagem principal, com mais tranquilidade?  Explique de que forma essas questões estão ou não sendo abordadas o trabalho de vocês no momento ?
 Na HQ não vamos entrar muito nessa discussão. Vamos mostrar o ponto de vista do protagonista, do seu mestre e da polícia, que são bastante diferente em seus objetivos, mas fica por aí. O foco é a vida do Ícaro e o seu poder derivado dessa arte mais do que tentar convencer que é certo ou errado no pixo e o grafitti. Mas a cidade inteira vai ter isso nas paredes o tempo todo, mostrando que por mais que as pessoas não concordem com isso, essa arte está ali, chamando atenção para si.
08. Você nos permite ter uma idéia da rotina de produção de Tinta Fresca? Como acontece de fato a execução completa de uma página? Quantas páginas já foram produzidas e quantas faltam para concluir a História?
 A rotina é extenuante e não dá muito tempo para descanso. Meu cronograma de 42 páginas tem prazos fixados e eu atualmente estou atrasado uma semana nas entregas, mas com certeza vai estar tudo pronto para a data prevista de lançamento do projeto. Eu tenho um outro emprego além de ilustrador, então começo a trabalhar na HQ depois das 19h e só paro por volta das 23h~0h, tentando produzir uma página por noite e nos fins de semana e feriados, consigo avançar um pouco mais, numa média de 5 por semana apenas no lápis, pois a arte final com pincel estou deixando para depois. Atualmente estou desenhando a página 76 e o Vinícius também tem por volta de 20 páginas para finalizar, então já estamos na reta final. Depois disso tem a colorização, letreiramento, revisão e tudo mais, previsto para acabar em agosto.

09. Qual a mensagem que você deixa para que desperte mais ainda a curiosidade das pessoas para apoiar o seu Projeto e dar vida á sua obra, assim como o Personagem Ícaro dá vida á sua própria arte?
O Ícaro é o adolescente que todos fomos, tendo situações muito difíceis e muito legais acontecendo ao mesmo tempo na vida dele. Tinta Fresca é uma HQ muito divertida e reflexiva e acredito que terá uma ótima recepção tanto por jovens como por adultos.Quem quiser saber mais da produção dessa HQ,coloquei vários vídeos no  meu canal do YouTube:
 https://www.youtube.com/user/DigoFreitasHQ
Se a campanha estiver rolando quando você ler essa entrevista (até a segunda semana de junho de 2016), pode apoiar aqui:
https://www.catarse.me/tintafresca
Caso contrário, ela deve estar a venda minha loja: http://digofreitas.com/loja/
Obrigado, Adriano, pela oportunidade de falar sobre o Tinta Fresca e forte abraço a todos!
Digo Freitas
Outros contatos:
http://digofreitas.com
Twitter @DigoFreitasHQ
Instagram @DigoFreitasHQ



Comentários

CLICA EM CIMA DE CADA REVISTA DIGITAL