Pular para o conteúdo principal

terráHQqueos - 1/2 página do Jornal EXTRA para textos e quadrinhos de Adriano e seus alunos!

O jornal EXTRA (de São Luís do Maranhão) reservou um espaço para a publicação das Tiras em Quadrinhos do Bezalel aos Domingos! além disso, aproveitei no espaço, uma coluna nova que chamei de terráHQueos  confira:

Saudações leitores do Jornal Extra! Esse é um espaço que, aos domingos, está destinado a valorizar a pesquisa e produção do Curso de Tiras em Quadrinhos & Arte Sequencial que retorna com suas atividades em março no Centro Cultural Odylo Costa Filho. Nossa idéia é que os alunos sintam-se agora, muito mais motivados a se dedicarem aos estudos das técnicas de narrativa aplicadas aos treinos de desenho e pintura, enquanto se divertem, conhecendo a experiência de diversos autores de quadrinhos do Brasil e do mundo. Com essa parceria com o Jornal Extra, publicarei as tiras do meu personagem Bezalel pela 1a vez em um veículo impresso,  juntamente com as tiras em quadrinhos produzidas pelos alunos, que mais se ajustarem a um critério de edição que a gente vai desenvolver ao longo do curso. 

          Por enquanto, faremos destaques de alguns fatos mais relevantes aos apaixonados por Histórias em Quadrinhos que marcaram a semana, seja em nossa cidade, no Brasil ou no planeta. É por essa razão que batizei a coluna, (se é que devo assim chamar esse espaço) de “TerráHQqueos” (a pronúncia é terráqueos mesmo!) para que possam se identificar também, todos aqueles que tem a HQ ( sigla usada para Histórias em Quadrinhos) como o centro de sua paixão, diversão, hobby, entretenimento e porque não dizer também, a sua profissão.

          Atualmente no Brasil e no mundo vive-se um momento diferenciado onde artistas, escritores, editores e muitos segmentos empresariais ligados a essa arte, estão encontrando boas possibilidades de atuar profissionalmente com quadrinhos. E essa é uma parte do conteúdo do Curso de Tiras em Quadrinhos & Arte Sequencial que não pode ficar de fora,  pois assim, conheceremos as várias alternativas de colocar em prática nosso sonho de publicar uma obra e facilitar o seu  acesso às pessoas. Nessa perspectiva, é que vamos valorizar anúncios publicitários tanto no espaço do jornal, como em outras plataformas de divulgação do nosso Curso. Assim, agradecemos a todos os que nos apoiarem para continuar essa prazerosa aventura de pesquisar, produzir e publicar quadrinhos.


MOVIMENTO CULTURAL DE QUADRINHOS GANHA FORÇA NA ILHA

            Janeiro é um mês especial para o Quadrinho brasileiro por que é celebrado no dia 30, o dia do Quadrinho Nacional. Aqui na cidade, essas celebrações já nos parece que já estão a todo vapor e plena evidência, seja em espaços públicos ou na Internet. Apesar de que a ocasião dessa data a princípio criada como um momento de valorização do quadrinho produzido no Brasil, o que ocorre na prática é que a produção de quadrinhos estrangeira se consolidou na preferência popular e tem se perpetuado como a grande fonte de personagens ícones da chamada cultura pop.

            Como qualquer movimento social, grupos de fãs de quadrinhos, nada mais são do que amigos que se reúnem para “trocar figurinhas...” que no caso são: gibis, informações ou para desenvolver projetos em parceria.  Essas Comunidades compartilham suas preferências no diversificado universo de gêneros de Quadrinhos ou em outros produtos co-relacionados, como games, séries de tv, filmes, animações, camisas ou inúmeros artigos colecionáveis. Eles são facilmente encontrados nas redes sociais e estão realizando eventos de pequeno e médio porte que já mobilizam os fãs na cidade favorecendo o consumo dos mesmos.

            São Luís já tem consolidado vários segmentos de públicos de fãs de quadrinhos. Há os que curtem o gênero de quadrinhos de origem oriental, chamado mangá, que em sua maioria, são adolescentes e jovens. E há outros grupos menores que se destacam pela diferença da idade ou da sua proposta diferenciada em relação ao seu interesse por quadrinhos, que é direcionado por pesquisas, questionamentos ou debates: é o caso do grupo Jkomics, que já começou o ano com o pé direito, realizando no dia 14 de janeiro no ESPAÇO REOCUPA localizado na área do patrimônio histórico da cidade, o Ciclo de Debates de Quadrinhos e Sociedade, trabalhando com o tema a Era de Ouro dos quadrinhos com os debatedores André Nordmam, André Silva , Márcio dos Santos Rodrigues e André Rios.
                   Nesse encontro foram promovidos brindes de obras de quadrinhos para os ouvintes do debate que respondesse as complexas questões do QUIZ, que já é a marca registrada dos eventos do Jkomics.
                  Outra participação especial desse encontro foi a de Rom Freire, que além de falar da sua experiência com quadrinhos, apresentou a sua mais nova obra de produção independente chamada Grimorium que é um prato cheio para os apreciadores do gênero de quadrinhos de terror e ficção.


            Naquele mesmo sábado, outro evento mobilizava fãs de HQ no Shopping São Luís, o Grupo SLZ HQ comemorou 2 anos de encontros e logo em seguida, o youtuber Carlos Alves Neto, responsável pelo canal PAPO ZINE, que valoriza a produção de quadrinhos  independentes, aproveitou para estrear um quadro interessantíssimo, ainda em fase experimental, onde os fãs de quadrinhos do grupo SLZ HQ relataram sobre as obras que mais os marcaram e em que circunstâncias de suas vidas eles tomaram contato com aquelas leituras.


                  E as celebrações não param por aqui, a Dupla Criação – Agência de Publicidade formada por dois dos pioneiros na produção de quadrinhos na cidade: Iramir Alves e Beto Nicácio, já divulgaram um grande encontro para celebrar a data do Quadrinho Nacional.Trata-se da III RODA DE QUADRINHOSUm encontro de 3 gerações de produtores de quadrinhos na Ilha que vai acontecer no Auditório do Odylo Costa Filho no dia 27 de Janeiro às 18 h. O Evento terá Palestra com o Historiador Marcio Rodrigues de Belo Horizonte e Lançamento de 3 obras de quadrinhos com Rom Freire(Geração dos Pioneiros), Zilson Costa(da 2ª Geração oriundos do Curso de Quadrinhos de Joacy Jamys no Odylo, nos anos 90)  e Joseph Bruno da nova geração de autores de HQ maranhense.

               Fãs de Quadrinho em geral, entusiastas de uma produção diferente na cultura nas artes visuais  maranhense e principalmente aqueles que desejam obter algo mais do que o consumo de um produto de lazer, estão convocados para esse momento de celebração! 

               A tira do Bezalel que foi publicada NO JORNAL EXTRA, foi a 1a da nova série que estou publicando toda sexta no facebook ás 18h na fanpage do personagem Bezalel  :


Links para ver + sobre o MOVIMENTO CULTURAL DE QUADRINHOS em São Luís:

JKOMICS - FACEBOOK

PAPO ZINE - CANAL YOUTUBE

DUPLA CRIAÇÃO -FACEBOOK


Toninho Mendes ,
 criador da CIRCO EDITORIAL
que publicou os títulos
Chiclete com Banana, CIRCO,
Piratas do Tietê, Geraldão
 e outras

Editor da Chiclete com Banana,Toninho Mendes, morre aos 62 anos

Dia 18 foi um dia triste para o Quadrinho nacional, foi noticiada a morte de Toninho Mendes o criador da Circo Editorial que publicou títulos memoráveis nos anos 80/90. Sem ele, nada do que conhecemos da produção de quadrinhos de Angeli, Glauco e Laerte teriam o mesmo significado, por ter sido uma conquista de repercussão dos seus trabalhos de forma coletiva. Foi reunindo esses caras nos mesmos projetos, que Toninho Mendes tornou conhecido em todo Brasil, personagens inesquecíveis como Bob Cuspe, Rê Bordosa, Piratas do Tietê, Geraldão e muitos outros. Não é à toa que O Jornal A Folha de São Paulo registrou os comentários do editor André Contis da Companhia das Letras, como “uma figura, cujo a importância para o quadrinho brasileiro não pode ser medida” e  Laerte, em suas redes sociais o chamou de “herói do quadrinho brasileiro”.

Sua participação foi fundamental para um momento do quadrinho alternativo brasileiro. No ano passado ele fez um curso de edição pelo Sesc de São Paulo, onde pretendia fazer um outro projeto experimental com quadrinhos. Lamentavelmente ele se foi, mas nos deixou o exemplo de perseguir por uma publicação alternativa, mesmo atravessando um momento político econômico difícil no país: Os Inesquecíveis Anos 80!




Toninho Mendes e Angeli

Você pode encontrar mais detalhes da vida e obra de Toninho Mendes no Google, no youtube ou visualizando alguns depoimentos dele, no site do Itaú Cultural clicando aqui:




Comentários

CLICA EM CIMA DE CADA REVISTA DIGITAL