Pular para o conteúdo principal

Espaço TerráHQueos de Abril - Nova Fase do Curso Tiras em Quadrinhos - Publicando o aluno Jose Fernando de Bacabeira –MA

Arte de José Fernando com Texto de Adriano Leonardo
Como se faz um personagem de Quadrinhos? Qual o procedimento técnico pra isso? Como se prepara o desenho original que se junta ao documento de registro?
Para quem enviamos? O registro é pago? E como fica a questão de direitos autorais?
Foi para ter respostas como essas que passamos para a Segunda fase do Curso de Tiras em Quadrinhos  em São Luís onde nos empenhamos em descobrir esses procedimentos e em executar, mediante um projeto experimental que responda ao formulário de registro autoral.
Dentre algumas pesquisas feitas na web sobre o assunto destacamos aqui o artigo Como Registrar seu personagem ou roteiro do Blog: ilustradicas.blogspot.com.br lá, cada campo do formulário é comentado um a um.


E hoje quem publica aqui com a gente no espaço terráHQueos –e o aluno José Fernando, que apesar de ser morador de Bacabeira, participa do nosso Curso a distância e nos enviou essa sua coletânea de rostos femininos se utilizando de canetas esferográficas comuns e carregando com as hachuras em seus traços, expressei acima do seus desenhos, nos balões, uma reflexão sobre a identidade social no espaço virtual. 

A VOLTA DO PROFETA DO CAOS DO QUADRINHO UNDERGROUND BRASILEIRO!
E o ponto alto da semana na Web em relação a artistas gráficos brasileiros se deu com o lançamento da loja virtual de um dos mais populares artistas nacionais que atua com Charges, cartuns e personagens de tiras em quadrinhos. A volta de Angeli  que a muito andava em standby e entediado de sua própria história de grande influência para os artistas do underground dos quadrinhos, como um profeta do caos, decretou o fim de uma era. Falando a respeito da sua arte para o impresso e com a eminência de um novo projeto para web que objetiva interagir com outras mídias digitais, acabou anunciando também uma outra era, de transição. Que é a mais nova pegada para a sua carreira.
No novo site do Angeli tem um recurso eletrônico muito interessante para quem quer aprender técnicas de desenho e pintura usadas por ele. Quando ampliamos com a lupa, as imagens das artes originais nos permitem visualizar com precisão os seus primeiros traços à lápis e os outros materiais usados no acabamento da pintura que foram usados. São peças originais de Cartuns,Charges ou sketches e tiras que estão sendo vendidas aos fãs a preços que veriam entre 1.000 a 2.500 reais.

Destaquei 3 momentos da opinião de Angeli sobre :

1- O MOMENTO ATUAL DA CHARGE NO BRASIL!:
Pelo que tenho acompanhado , acho que a charge está perdendo um lado de reflexão , de peso , de crítica mais ácida, para se tornar algo mais casual que provoque risadas e nada mais . Não sei se funciona. Mas também não sei se um dia funcionou.

2- A AGONIA DA MÍDIA IMPRESSA:
Acho difícil continuar a fazer o mesmo trabalho dos últimos 40 anos . Laerte, Rafa Coutinho , André Conti e eu estamos
levantando o projeto Baiacu, que transita entre as mídias digitais e impressas com uma interação real entre artistas , passeando pelas gerações passadas e novas . Essa é minha aposta para o futuro .

3- SEU DESENHO:    Essa relação com as formas e o acabamento é árdua. A ideia de que o próximo desenho seja melhor que o anterior é incansável e na maioria das vezes obsessiva. A busca por referências e técnicas é infinita e a minha tentativa é de explorar o que aparecer na frente. Nem sempre dá cer to . O traço f oi mudando ao longo dos anos , claro . Fui abandonando os personagens narigudos , tentando fugir da forma mais simples do desenho , das piadas mais fáceis . Me debrucei em referências como Goya, Bruegel e trouxe isto para a charge diária. Ao longo dos anos , fui carregando cada vez mais nos detalhes , pesando a mão nas minúcias . Talvez a contundência gráfica e de discurso tenham se aprimorado também por isso . Sempre gostei de ficar muito tempo em cima de um trabalho . A tentativa é de não fazer as coisas de maneira rápida, mesmo trabalhando para uma publicação diária, exploro até cair a última gota de sangue. 

A entrevista completa de Angeli você  confere clicando aqui no
 blogdoorlando

E o novo site do Angeli pode ser visto clicando aqui

Comentários

CLICA EM CIMA DE CADA REVISTA DIGITAL