Pular para o conteúdo principal

ARTIFICIOZ em EDIÇÃO EXTRA n.01-Dia da árvore21deSetembro!

     Venho desejar uma ótima Quinta-Feira de 21 de Setembro para todos! A data de hoje se faz simbólica o bastante para celebrarmos não somente o Dia da árvore, mas sobretudo a Árvore da Vida (Pintura mostrada na edição 11) como já é sabido de alguns, mas também os frutos de nosso trabalho que são registrados e de certa forma documentados aqui na única Revista Digital do Maranhão produzida por uma editora de um homem só.

E é esse mesmo artista que vos escreve que por ventura também comemora sua 47ª primavera nesse frondoso dia, vem por meio desta, atualizar um novo contexto de produção com a ArtficioZ.

Com esse modelo estratégico de edição extra, posso de maneira mais rápida e inesperada disparar somente um desenho e um texto em uma única página diagramada com a estética do Jornalismo sob a perspectiva de uma data específica, como hoje, que pode ou não vir acompanhado de outras páginas seguido de outras seções já conhecidas nas 12 edições anteriores, como: Cartum, Charges, Caricaturas, Arte Urbana, Desenho & Pintura Decorativa de Interiores, Muralismo Temático Externo, Artesanatos, além de Quadrinhos.

É oportuno ressaltar que o Dia de Hoje também é marcado pela Luta da Pessoa Com Deficiência. (Também conhecidos como PCD´s). E nem o fato de ter sido Filho de um Deficiente Físico, e e de acompanhar bem de perto a trajetória de um sobrinho com deficiência motora, me delegam condições de pelo menos aproximar esse tema na minha proposta de Trabalho com a arte.

Mas já realizei ilustrações e anúncio pra Indústria e comércio pra Impressos com esse tema.

Um ideal universal a ser perseguido por quem defende essa causa ou bandeira social é de que o Deficiente Físico não só luta contra as barreiras físicas e psicológicas que já se apresentam esmagadoras. Eles também travam uma luta diária contra o preconceito e limitação de outros que não compreendem que o fato de você conviver com uma deficiência não o impede de realizar outras coisas diferenciadas e/ou diversificadas. Por não serem aceitos como são, muitos ainda vivem o dilema de terem que se adaptar ou se esquivar das formas de tratamento repressor.

Mas tudo depende de todos estarem abertos a uma nova compreensão de relacionamento e apoio mútuo. Coisinha linda que só fica bonitinha quando se fala ou escreve e horrível e constrangedora pra quem vivencia na pele.

Mesmo que esse papo já seja enquadrado num tal discurso “wokee” dos que vomitam contra a atual situação do País com a esquerda no poder...O que tá valendo meu chapa é que a chance de muitos artistas e produtores culturais no Brasil terem acesso a apoio financeiro para executarem suas obras e espetáculos aumentou e muito depois do retorno do Lula. Coisa que na situação anterior, nem se podia sonhar.

E é justamente por isso, para me adaptar a um edital que objetiva financiar obras culturais e artísticas com potencial de inclusão da Pessoa com Deficiência que estou disposto a reformular a Proposta Editorial da Revista Digital ArtficioZ abrindo espaço para outros artistas que não tem a possibilidade técnica de documentar seus registros autobiográficos e dimensionando o mesmo trabalho em mídias alternativas e adaptadas também a essa Classe de Pessoas na Sociedade.

Portanto, a Revista Digital que geralmente você já me viu fazendo (acompanhada de vídeo curto que anuncia a data de publicação)

e já teria mesmo uma versão Impressa por minha conta até o final desse ano. Mas com apoio de Secretarias Governamentais de Cultura, também poderá ter uma versão em video-cast, onde eu vou narrar os textos e/ou conteúdos que eu produzo pra revista em um vídeo( Ou seja um tipo de áudiodescrição) e se tudo der certo também estará acompanhado de uma Intérprete de Libras) Em todos os videocasts que forem patrocinados pelos editais do Governo Federal.

Por isso até qualquer dia de um futuro esquecido na próxima Edição Extra, que ao contrário das edições regulares da ArtficioZ, eu nunca devo avisar o dia que ela vem…

Outro detalhe é a cidade de onde eu to editando…ou publicando...A Região metropolitana de São Luís é extensa. Só dentro da Grande Ilha temos 4 cidades: São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar e adentrando no restante do Estado estou ligado pela família com os municípios de Rosário e Bacabeira. Fora a Baixada Maranhense que também tenho ligação com trabalho e família. Por tanto, esse detalhe também virá destacado nessas edições extras.

E com a nova onda de Calor a dica de sempre é muita água, um mergulho no mar, talvez um chapéu por que com sombrinha não dá, o que nos reta é prosseguir na Sombra do Altíssimo!... é claro! 







Desenho Original



 Pintura Ilustrativa com temática infantil. Desenho produzido a partir de um Briefing montado com a Professora Celeste que viabilizou como parte de seu Trabalho para a Nova Biblioteca da Escola Comunitária de Paço do Lumiar/ Maiobão que tem educação inclusiva. Nessa Biblioteca que está sendo organizada um espaço de motivação para a leitura na escola, a Professora Celeste fez a direção de arte desse trabalho orientando para que as 3 raças de formação do povo brasileiro o Índio, o Negro, o Branco e um mestiço estivessem no projeto. Sugeri que a imagem tivesse na profundidade e diante dessa perspectiva estabeleci a posição dos 4 personagens nas páginas do Livro Aberto.

A Professora fez questão de que eu representasse também a fauna através do pássaro orientando para que fosse um Beija-flor. Bem como o Sol Personalizado representando a Natureza. Meu ponto de partida na pesquisa de referenciais foi o Livro que me alfabetizei chamado Brincando com as Palavras de Joanita Souza( Editora do Brasil s/a ) E por fim ela fez um reajuste de personagens substituindo o menino que tem a mão mais próxima do passarinho no original por uma menina na versão feita na parede. A sugestão foi mantida mas procurei não alterar a proposta da paleta de cores ora pastéis, ora vibrantes.

Valor por metro Quadrado: 150,00

PARA BAIXAR PDF da REVISTA DIGITAL CLIQUE NO LINK ABAIXO:

ARTFICIOZ.Edição EXTRAn.01


Comentários

CLICA EM CIMA DE CADA REVISTA DIGITAL