Pular para o conteúdo principal

Criador & Criatura (parte 3)- Processo criativo da Webcomic Bezalel

 JESUS THE WAY - WEBCOMIC DO PERSONAGEM BEZALEL (texto, desenhos e edição de Adriano Leonardo)
CRIADOR = Adriano Leonardo
CRIATURA  = Personagem Bezalel
Processo criativo = Como me inspiro, escrevo, desenho, pinto e edito 
peças com o meu personagem.
WEBCOMIC = Histórias em Quadrinhos para serem veiculadas na web. 

Em 2019, pretendia publicar uma Webcomic. 

O termo já me era familiar através de pesquisas pessoais,
 mas conheci um pouco mais do assunto no Curso Quadrinhos em Sala de Aula
 (100% on line e gratuito)
 que realizei em uma Fundação Acadêmica.
O curso era bem completo e espetacular com professores renomados e uma plataforma  multimídia que se  utilizava de podcasts, produzidos e exibidos em rádio convencional. 
Durante o Curso também foram publicados os fascículos dos temas estudados em Jornal Impresso durante os fins de semana e simultaneamente, disponibilizava o mesmo conteúdo na web,
 com Lives em redes Sociais e interatividade total.

Após aqueles estudos,
 fiz um cronograma pra publicar minhas primeiras experimentações com a Webcomic do Bezalel em julho de 2019,
 mas fui surpreendido com problemas de saúde na família
 e abortei meus planos.... 

Com o advento da Pandemia desse ano, ficou evidente que frustar planos humanos é característica de quem  planejou escrever a nossa história com muitas surpresas: Quebra de rotinas, paradigmas ou tradições  culturais que parecem querer nos governar o tempo inteiro! 
( A nós e a nosso "calendário" por séculos... )

No entanto, a vida está aí para provar o contrário.

E em celebração à minha própria vida, 
também continuo aqui,
 para viver seguindo aquele que nasceu para contrariar a tudo,
 a todos
 e até mesmo,
 a  morte:
 Jesus Cristo,
 o Rei dos Reis!
A Ele,
 seja a glória, 
pelos séculos dos séculos!

Nessa postagem,
 segue uma das primeiras experiências com webcomic do personagem
com um tema polêmico,
 até mesmo entre os que se julgam donos da verdade, 
da Bíblia ou da razão.

E em seguida explico o processo criativo.

OBS: a legenda fina fora das imagens é por causa do recurso do tradutor de idiomas que o Blog tem, na última semana observei que o Blog também está sendo visualizado fora do Brasil.

Dica: Se você clica em cima da imagem  abaixo,
 é destacada uma sequência dos quadrinhos em forma linear,
 aí é só ir clicando um após o outro 
que você lê a tira na sequência
 sem observar o texto da legenda 
que é o mesmo que está no desenho. 

01.   CAP: - Bezalel, teu celular está disparando um alarme? Bezalel: - tô ligado! - vai tocar 3 horas antes das 18h de toda sexta-feira!


02.  ...mas cara, que história é essa, você não é judeu pra guardar o sábado!


03.   Cap, eu não sou judeu, nem quero ser radical religioso, só quero ter esse tempo extra pra mim mesmo!...

04.  tempo extra, pra voltar pra casa com tranquilidade!...

05.  tempo extra!para lavar meus pincéis e utensílios com o mesmo prazer que tenho de pintar!...

06.  tempo extra! pra tomar banho como quem lava também a alma!...

07. tempo extra! para me alimentar me saciando agora, mas com a expectativa e sabedoria de quem quer chegar aos 100 anos!

08. e me preparar para o verdadeiro descanso, onde procuro também...

09. CAP:...meditar profundamente sobre as sagradas escrituras!... 
Bezalel: (adormece)


10. O Sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem
 por causa do sábado — Jesus Cristo  ( Bíblia / Novo Testamento / Marcos 2:27 )

Acompanhe mais do trabalho de Adriano Leonardo nesse Blog!

Zanne Chai & Zakya Yarin ( 3ª e 4ª filha de Adriano Leonardo &  Mª da Conceição Silva ) Graffiti feito em 2019  -Avenida General Artur Carvalho ao lado  da Escola Coelho Neto / São Luís/MA - BRASIL

PROCESSO CRIATIVO: A Escolha dos temas.

O que aqui chamo de "temas" são os assuntos que escolho tratar.
São diversos os temas que pretendo explorar com meu personagem,
 fazendo webcomic.

Apesar de ter estudado jornalismo, não pretendo com esse trabalho tratar efetivamente de temas do cotidiano de acontecimentos mundiais , mesmo que sejam  pertinentes, como a pandemia, ou guerras e conflitos políticos-sociais. 

Simplesmente por que elaborar sínteses que cruzem assuntos que envolvam pesquisa bíblica, arqueológica, artes visuais, psicologia emocional etc. já é demasiadamente complexo pra fazer um bom repertório de um personagem que, na minha limitada cabeça, é direcionado ao público infanto-juvenil.

É provável que na prática, eu esteja escrevendo e desenhando apenas pra mim mesmo ou pra criança que um dia fui ou que gostaria de ter sido. Se houver quem se identifique, ótimo, se não houver, pra mim continua eterno. Por que minha intenção é  fazer disso  minha expressão de adoração ao Pai eterno.

O personagem não é uma figuração exata e direta da minha pessoa, mas todos os temas devem gravitar em torno de experiências pessoais e particulares, interpretações individuais que tenho dos textos bíblicos somada as minhas manipulações ou consumo de todo tipo de arte:  visual, textual, cinematográfica ou sonora... e mais influências de toda ordem.
 Aquilo que eu julgo interessante caber em uma síntese de 
História em Quadrinhos
  e que deve ressaltar a personalidade dos personagens que eu encaixar
 à medida que vou desenvolvendo os temas.


Veja agora o esboço dos desenhos à lapis ,
 em seguida arte-finalizado com caneta preta ponta porosa fina 0,4.


Note que nos papeis originais da Tira em Quadrinhos foi planejada com as 9 ilustrações dos respectivos quadrinhos
mas o texto original foi bem modificado durante a edição eletrônica,
 embora as idéias e a sequência da narrativa fossem preservadas.

Como essa experiência foi desenvolvida pra ser lida em dispositivos eletrônicos disponibilizei a sequência da leitura de forma vertical. 

Mas não é esse o único método de leitura usado em Webcomics, há também plataformas de sites especializados só para esse tipo de mídia, que inclusive ficam muito mais funcionais, 
mas por enquanto meu interesse se restringe a 
explorar por minha conta 
o uso dessa linguagem. 

Essa aqui é uma página experimental, montada só pra essa ocasião. 
Clicando nesse link ABAIXO tem a mesma HQ editada em um único arquivo de imagem:



O roteiro original com o Título" Jesus the Way", é um pouco mais longo, apesar de simples. 
E entram também outros personagens coadjuvantes.
Porém, a base deve predominar...
Um tipo de diálogo entre o personagem e seu amigo imaginário,
 que por vezes exerce um papel de conselheiro e outras vezes de ajudante,
 escudeiro...ou coisa parecida.

Até a próxima!
Na sombra do Deus altíssimo,
Adriano Leonardo

Se quiser ver outras 2 postagens com o tema clica abaixo: 


Comentários

  1. Muito legal a sua forma de evangelização através da arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por interagir hoje estou publicando a 7a edição da
      Revista Digital ArtficioZ com tectos Autobiográficos e desenhos meus, e vou deixar o Link pra baixar aqui no Blog artficioz.blogspot.com

      Excluir

Postar um comentário

SLIDE com HQ Essa foi sua vida de JACK CHICK